'OlokoMeo ComiCuzinho'

10.000 Visitas o/

Em 15 de abril de 1989, a Inglaterra viveu a maior tragédia da história de seu futebol. Liverpool e Nottingham Forest se enfrentavam pela fase semifinal da Copa da Inglaterra no estádio Hillsborough, do Sheffield Wednesday. A superlotação de uma das alas do estádio levou à morte 96 torcedores do Liverpool. A tragédia é até hoje sentida pela torcida dos Reds, mas acabou por se tornar um marco para a modernização do futebol inglês.


O incidente foi encarado como a gota d'água para que os problemas com o futebol fossem resolvidos. O Lorde Taylor de Gosforth foi designado para conduzir o inquérito sobre os motivos para a tragédia em Hillsborough. Suas conclusões foram apresentadas no que ficou conhecido como "Relatório Taylor". As principais causas apontadas para as mortes foram a falha do controle policial sobre a multidão e a inadequação das instalações do estádio.



O relatório sugeriu algumas mudanças que foram prontamente atendidas. As principais diziam que os estádios não poderiam ter grades ou alambrados para separar o público do campo. Além disso, todo torcedor que comprasse ingresso deveria ter uma cadeira para ver o jogo. As "gerais", áreas nas quais se vê o jogo de pé, teriam de ser completamente abolidas. Havia também regulamentação para preços de ingressos, sobre a quantidade de bilhetes destinados à torcida visitante e outras regras. Com a modernização dos estádios, os clubes passaram a faturar mais nos dias de jogos. Este fator é considerado como um dos principais para a ascensão do Campeonato Inglês enquanto negócio.

Curiosamente, em 1989, o Hillsborough era um dos poucos estádios na Inglaterra considerados aptos a receber jogos de grande porte, como era aquela semifinal de Copa da Inglaterra. Não só pela capacidade (mais de 50 mil pessoas à época), mas justamente por ter alambrado separando torcedores do gramado
.


A Polícia inglesa perdeu o controle da situação e demorou a entender que o desespero das pessoas que forçavam as grades da beira do campo se dava porque elas tentavam salvar suas vidas. Ainda assim, dezenas de policiais, em vez de ajudar as vítimas, formaram um cordão de isolamento no meio do campo, temendo que os "invasores" partissem em direção à torcida do Nottingham Forest para brigar.

Segundo a investigação, a tragédia aconteceu porque os torcedores do Liverpool com ingresso comprado não conseguiam entrar no estádio. Como foi dado o apito inicial, houve empurra-empurra do lado de fora e um dos portões foi aberto. A multidão se dirigiu diretamente à ala central, onde não havia mais lugares (deveria ter sido conduzida às alas laterais, que tinham lugares). Os torcedores que estavam junto ao alambrado foram esmagados. No total, 96 morreram e centenas saíram feridos.


Veja aqui um video feito em memória dos que perderam a vida nessa tragédia



Matéria tirada daqui



____________________________________________________


Infelizmente a inglaterra teve que passar por essa tragédia para mudar totalmente, para se tornar mais civilizada nos estádios de futebol, depois dessa tragédia todas as regras nos estádios mudaram, os alambrados foram tirados e é muito dificil ocorrer uma invasão de campo, todos os torcedores foram cadastrados, os ingressos ganharam um preço padrão, as famosas ''gerais'' não existem mais lá, estádios foram modernizados e se tornaram uma forma de lazer para as familias no final de semana, lá não há brigas, lá não há selvageria. u.u


será que um dia o Brasil será civilizado assim ?

será que a copa do mundo aqui no brasil vai conseguir mudar alguma coisa ? ou continuaremos sendo esses animais dentro dos estádios ?

u.u

...


0 comentários:

Postar um comentário

Blog Action Day '09

Parceiros

Cidade dos Blogs

Você tem um site ou blog? então Participe