'OlokoMeo ComiCuzinho'

10.000 Visitas o/


Lê ai ...

Estudos da NASA mostram que desde 2006 o sol está muito quieto. Para os cientistas isto é um indício que uma tempestade solar pode acontecer nos próximos anos.

Em 1859, uma grande tempestade solar fez com que os fios dos telégrafos entrassem em curto em várias partes do mundo o que causou vários incêndios. Naquela época não tínhamos a tecnologia de hoje e não éramos tão dependentes de satélites. Os danos de uma tempestade solar pode simplesmente paralisar a comunicação do mundo.

As tempestades podem ser belíssimas, mas comprometem os sistemas elétricos. Há uma nova tempestade destas começando no Sol. Ela deverá chegar ao seu ápice em 2012, quando veremos auroras boreais bem abaixo da Noruega e muitos de nossos equipamentos poderão deixar de funcionar.

Em março de 1989, quando houve a última tempestade solar intensa, os mais afetados foram os canadenses da região de Québec. A rede elétrica foi a pico e entrou em colapso. O blecaute durou nove horas e deixou sem energia mais de 6 milhões de pessoas. Na Bolsa de Valores de Toronto, quatro discos rígidos de computador pararam de funcionar um após o outro. O pregão congelou – nem o backup continuava de pé – enquanto a equipe de suporte técnico tentava em vão localizar o causador do mistério. Mais de 6 mil satélites saíram de suas órbitas.

O sol entra na sua fase mais ativa a cada onze anos, ele pode gerar tempestades magnéticas que podem ter o poder de desligar satélites, ameaçar a segurança de estações espaciais, e interromper os sistemas de comunicação. As redes de energia ao receberem uma corrente elétrica ou magnética podem fazer com que os transformadores se derretam.

Imagine a conseqüência de um black out geral no planeta. A falta de energia elétrica na Terra seria um caos total para todos. Como uma das causas principais poderíamos ter a falta d'água, os alimentos estragariam, se perderia vários medicamentos, as residências ficariam no escuro à noite, perderíamos a comunicação, seria um isolamento total.

Esta será a primeira tempestade solar intensa que viveremos em plena era da internet, das redes sem fio WiFi, do GPS de uso vasto. Somos totalmente eletrônicos, digitais. Mas, diferentemente da tecnologia do século 15, a do século 21 é susceptível aos humores da estrela mais próxima. HDs vão deixar de funcionar de uma hora para a outra sem que seus donos compreendam o motivo.

A tempestade começa na superfície do Sol, com um vento solar. É um vento rápido, forte, carregado de prótons e elétrons que são lançados no espaço. A carga afeta os vários planetas do Sistema Solar de forma diferente. O campo eletromagnético da Terra nos protege na maioria das vezes da radiação – mas, nos picos da tempestade, não há jeito que nos salve. Ela vem.

A radiação de prótons e íons que entram no planeta afetam microchips. Eles param de funcionar. Sim, existem chips resistentes a este tipo de radiação – fundamentais para satélites ou naves espaciais. Mas aqueles encontrados dentro de nossos computadores não são assim.

...
Ou seja, que fim do mundo que nada, nós só iremos voltar a idade da pedra ;D

Vi aqui e aqui

0 comentários:

Postar um comentário